JUSTIFICATIVA
Todo trabalho profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação.
Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”.
Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória e outros benefícios.
OBJETIVO GERAL:
Este
Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista.
E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a
criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio
social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
· Diferenciar fontes sonoras diversas;
· Integrar e motivar as crianças através da música;
· Exploração do movimento corporal;
· Desenvolver a memória musical;
· Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
· Desenvolver a percepção auditiva;
· Concentrar-se;
· Imitar;
· Diferenciar sons e ruídos;
· Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;
· Explorar diferentes instrumentos de som.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
1- Trabalhando as fontes sonoras
Este Projeto, vai reunir qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado diversos materiais sonoros com as crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.
AÇÕES:
1.1- Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;
1.2- Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI.2- · Percepção auditiva (sons/ruídos).2.1- Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:
· Barulho de água. Chuva, etc...
· Canto dos pássaros, som dos animais, etc..
Após essa atividade, conversar na rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um texto coletivo.
2.2- O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:
· Pessoas conversando;
· Crianças brincando;
· Cachorro latindo;
· Carro;
· Criança gritando, etc...
2.3- Passeio pela comunidade para analisarmos os sons. Na chegada faremos um texto coletivo sobre o passeio.
2.4- Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará. Representar os sons através dos gestos corporais.
2.5- Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas, bexigas, etc...
2.6- Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).
2.7- Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador. Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa). Dramatização musical.
2.8- Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.
3- A música
3.1- Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.
3.2- Montar uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.
3.3- Fazer uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga e o percevejo”.
3.4- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
3.5- Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a relação com os numerais.
3.6- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
3.7- Com a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as crianças.
3.8- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
3.9- Brincar de roda com músicas conhecidas populares.
3.10- Apresentar uma música para o dia das mães.
3.11- Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as crianças.
4- Contação de histórias:
4.1- O flautista mágico. Apresentar a flauta.
4.2- A flauta do tatu (Angela Lago).
4.3- A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).
4.4- O violino Mágico (Eunice Braldo).
4.5- Conheça a Orquestra (Ann Hayes).
4.6- O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)
Avaliação
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.
Referências
- BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
- REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
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