quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PROJETO CAIXA DE INSTRUMENTOS DE SUCATA






Projeto Música na Educação Infantil


JUSTIFICATIVA

Todo trabalho profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação.
Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”.
Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória e outros benefícios.

OBJETIVO GERAL:

Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

· Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
· Diferenciar fontes sonoras diversas;
· Integrar e motivar as crianças através da música;
· Exploração do movimento corporal;
· Desenvolver a memória musical;
· Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
· Desenvolver a percepção auditiva;
· Concentrar-se;
· Imitar;
· Diferenciar sons e ruídos;
· Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;
· Explorar diferentes instrumentos de som.

AÇÕES PEDAGÓGICAS

1- Trabalhando as fontes sonoras
Este Projeto, vai reunir qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado diversos materiais sonoros com as crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.

AÇÕES:

1.1- Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;
1.2- Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI.2- · Percepção auditiva (sons/ruídos).2.1- Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:
· Barulho de água. Chuva, etc...
· Canto dos pássaros, som dos animais, etc..
Após essa atividade, conversar na rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um texto coletivo.
2.2- O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:
· Pessoas conversando;
· Crianças brincando;
· Cachorro latindo;
· Carro;
· Criança gritando, etc...
2.3- Passeio pela comunidade para analisarmos os sons. Na chegada faremos um texto coletivo sobre o passeio.
2.4- Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará. Representar os sons através dos gestos corporais.
2.5- Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas, bexigas, etc...
2.6- Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).
2.7- Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador. Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa). Dramatização musical.
2.8- Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.
3- A música
3.1- Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.
3.2- Montar uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.
3.3- Fazer uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga e o percevejo”.
3.4- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
3.5- Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a relação com os numerais.
3.6- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
3.7- Com a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as crianças.
3.8- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
3.9- Brincar de roda com músicas conhecidas populares.
3.10- Apresentar uma música para o dia das mães.
3.11- Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as crianças.
4- Contação de histórias:
4.1- O flautista mágico. Apresentar a flauta.
4.2- A flauta do tatu (Angela Lago).
4.3- A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).
4.4- O violino Mágico (Eunice Braldo).
4.5- Conheça a Orquestra (Ann Hayes).
4.6- O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)

Avaliação

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.

Referências

  • BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003. 
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ciranda Cirandinha...

As cantigas de roda são imbatíveis no tratamento de aspectos como a comunicação através de atividades em grupo, sem contar no aprendizado dos ritmos musicais e coordenação motora.
Uma vastidão de materiais como áudio e vídeos de cantigas de roda são encontrados facilmente na internet.
Abaixo indico um vídeo simples mas de muito bom gosto com a cantiga de roda "Ciranda cirandinha"  no Youtube, dos Pequerruchos.
Vale a pena conferir!


A música ensina!

Olá, querido colega!

Como esta é a minha primeira postagem no blog, gostaria de compartilhar com você o meu entusiamo com a música na educação infantil. Sempre amei cantar e sempre tive a música presente na vida da minha família e comunidade, ou seja, sou mesmo uma cantora de chuveiro entusiasta...rs. No entanto, estudando pedagogia e sendo mãe de um menino muito ativo e que também adora cantar, aprendi que a música não traz só o bem estar que procuramos, mas infinitos benefícios.
Cutucando alí e acolá pela internet, encontrei vários artigos falando sobre a música e seus benefícios na educação e gostaria de compartilhar um pedacinho do que aprendi em um deles, que diz o seguinte:


"Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. Además é um dos aprendizados mais agradáveis e divertidos. A música proporciona:

   Melhor coordenação motora
   Desperta a sensibilidade e criatividade
   Ajuda à criança a comunicar-se
   Trabalho em grupo
   Aumento da autoestima
   Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc."

O artigo na íntegra você encontra no link abaixo.
Um super abraço e muito obrigada por consultar o meu blog. 
Espero ter ajudado!

Fragmento de texto retirado de:


Quem sou eu

Através da música as crianças podem expressar seus sentimentos e aliviar a tensão. A música também pode criar um mundo imaginário que estimula a criatividade das crianças. Os benefícios da música na educação infantil são inúmeros.